Unimobile POS – Login

Unimobile POS – Login

O aplicativo Unimobile Comanda foi desenvolvido para o uso em celular e tablets que tem comunicação com o Uniplus para Restaurantes. Essa comunicação pode ser através do servidor Yoda, ServidorPDV, UniplusWeb Cloud e UniplusWeb Local. A função do Unimobile Comanda será o lançamento de pedidos de mesa e comanda.

Será necessário informar o Login e Senha para acessar o mobile nos campos respectivos, destacados na imagem abaixo:

Após isso irá aparecer a tela para fazer a Sincronização:

Pode ser aplicado a Sincronização apertando no botão de “Sim” ou então, pular essa opção, usando o botão de “Pular”.

Efetuando Pedidos

No Unimobile Comanda é possível fazer Pedidos utilizando os Módulos de Mesa ou Comanda, abaixo vamos exemplificar o uso de cada um dos módulos.

 Mesa

Na tela inicial do Unimobile Comanda, será possível utilizar o teclado numérico para informar o número da mesa para qual será feito o pedido (pode ser usado uma nova mesa, ou então, editar uma que já esta aberta);

Ainda na tela do módulo de Mesa, temos algumas opções disponíveis ao usar as Reticências (canto superior direito da tela), abaixo vamos mostrar as opções e explicá-las:

  • Logout: Botão para fazer o logout (sair) no aplicativo;
  • Garçons: Botão para visualizar a listagem de garçons e para fazer a seleção do Garçom que está utilizando o Mobile naquele momento;
  • Carga da base: Botão para realizar a carga de base, para aplicar as alterações feitas no Retaguarda sem a necessidade de logar novamente (OBS: Para as alterações feitas nas Preferências serem aplicadas, é preciso logar novamente).
  • Testar spooler: Botão para fazer o teste do Spooler do Uniplus.
  • Consultar: Botão para realizar a consulta de mesas abertas no sistema, sendo possível filtrar pelo “Cliente” ou “Consumidor” informado na mesa.

A Consulta pode ser feito de duas maneiras, identificando um cliente em específico usando os campos disponíveis (Nome, CPF/CPNJ, Celular) ou então, usando o botão de “Consultar” para que faça a listagem de todas as mesas em aberto:

Em seguida voltamos a tela inicial do Mobile e será dado continuidade ao Pedido. Depois de ser informado o número da mesa, irá abrir a tela de “Identificar cliente/consumidor”, para que seja feito a identificação do cliente (já cadastrado no sistema) ou do consumidor (não cadastrado no sistema), abaixo vamos ver a diferença entre as duas telas:

OBS: A tela de Identificação só vai aparecer na abertura de Mesas novas.

Cliente:

  • Cliente: Campo para ser informado o nome ou código para fazer a busca do cadastro do cliente registrado no Retaguarda;
  • Nome: Campo onde será possível visualizar o nome do cliente identificado;
  • CPF/CNPJ: Campo onde será possível visualizar o CPF/CNPJ do cliente identificado;
  • Celular: Campo onde será possível visualizar o Celular do cliente identificado.

Consumidor:

  • Nome: Campo aonde será possível visualizar o nome do consumidor identificado;
  • CPF/CNPJ: Campo aonde será possível visualizar o CPF/CNPJ do consumidor identificado;
  • Celular: Campo aonde será possível visualizar o Celular do consumidor identificado.

OBS: As configurações para identificação do cliente/consumidor são exibidas no Unimobile Comanda conforme feitas no PDVConf, na aba Aplicativo → Geral → Identificação (Em PDVConf: aba “Aplicativo → Geral):

Depois de passamos pela tela de identificação, será mostrado a tela da Mesa, aonde será feito a inclusão dos itens que vão compor esse Pedido:

Nessa tela temos alguns botões disponíveis, abaixo vamos explicá-los:

  • Cancelar: Botão que irá cancelar a operação;
  • Confirmar: Botão que irá confirmar a operação
  • Incluir: Botão que irá incluir um novo item na Mesa.

Ao utilizar o “+ Incluir”, irá abrir a tela para selecionar o item que deseja incluir nessa Mesa, nessa tela temos a opção de digitar manualmente o nome do produto que deseja, ou então, usar a opção de “Grupos” para que apareça os Grupos de Produtos do Uniplus Gourmet, assim é possível acessar diretamente os Grupos.

Usando a busca por Grupos:

Depois de selecionarmos o item desejado, temos a opção de “Cancelar” o item escolhido, “Ok” para confirmar a escolha do item, ou então “+ Incluir” para informar um novo item, conforme imagem abaixo:

Na tela de inclusão temos a possibilidade de alterar a Quantidade desse item dentro da comanda, de informar se esse produto faz parte de um Combo e se os Opcionais desse item são do tipo COM ou SEM.

  • Tipo COM: Se será incluso o opcional na produção do item.
  • Tipo SEM: Se será retirado o opcional na produção do item.

Ao confirmar o item usando o botão de “Ok”, será aberto a tela para a seleção do Garçom que está fazendo o lançamento desse item na comanda:

Depois de selecionar o Garçom desse Pedido, o Mobile volta para a tela de busca de produtos, caso deseja adicionar mais algum item pode ser escolhido e adicionado diretamente por essa tela. Feito a escolha dos itens que vão compor esse Pedido basta voltar para a tela inicial da Mesa e usar o botão de Confirmar para encerrar o Pedido.

Ao usar o botão de Confirmar, será exibido a tela de Resumo do Pedido para visualizar os itens lançados e confirmar se esses itens serão todos impressos nos seus determinados Pontos de Impressão:

Após a confirmação do Pedido usando o botão de “Ok”, o pedido será finalizado e encaminhado para produção.

Também na tela de edição do Pedido, temos algumas opções disponíveis ao usar as Reticências (canto superior direito da tela), abaixo vamos mostrar as opções e explicá-las:

Pontos de impressão: Na tela de Pontos de Impressão é possível visualizar os Pontos de Impressão disponíveis para uso tanto para a impressão da Conta, quanto para a impressão da Conferência.

  • Conta:
  • Conferência:

OBS: A configuração onde será feito a impressão da Conferência no Servidor, é realizada diretamente no PDVConf e o Unimobile Comanda deve respeitar a configuração feita.

  • Atualizar: Botão para atualizar as informações do Pedido, carregando os itens que já foram incluídos nesse Pedido.
  • Nr. Pessoas: Botão para seja informado o número de pessoas que pertencem a mesa, útil para a divisão da conta ao finalizar.

Basta informar o numero de pessoas e clicar em “Ok”.

  • Produção: Botão para visualizar os itens que estão em produção desse Pedido.
  • Conferência: Botão para que seja impresso os itens já lançados no Pedido, para conferência do Pedido.

Modelo de impressão da Conferência:

  • Identificar cliente: Botão para que seja identificado os participantes desse Pedido, sendo a mesma tela que aparece no começo do Pedido, permitindo que seja informado ou alterado os participantes ao longo do Pedido.

Referente ao módulo de “Comanda”, o comportamento será semelhante ao uso do módulo de “MESA”, tendo como principal diferença a possibilidade de informar um número de mesa para determinada comanda, usando a seguinte configuração:

Na tela da Comanda, nas Reticências terá a opção de “Atualizar mesa”:

Ao clicar nela, abrirá a tela para informar o número da mesa:

Caso ainda esteja com alguma dúvida, poderá entrar em contato com o nosso suporte técnico através do link abaixo:

Este artigo foi útil pra você?