Pedido de compra

Pedido de compra

O pedido de compra, é a última etapa do processo de compra, após preencher todas as informações do pedido, basta enviar o documento para os fornecedores.

Incluir Pedido de Compra


1- No Retaguarda, em Compras > Pedidos de Compra > Incluir (F2), preencha todos os campos do bloco Geral, e na Aba Itens faça as seguintes configurações:

  • Produto: Selecione um produto;
  • Unidade: Selecione a unidade do produto;
  • Embalagem: Informe a quantidade do produto por embalagem;
  • Preço Unitário: Informe o preço por unidade;
  • Quantidade: Informe a quantidade;
  • %Desconto: Informe o desconto percentual;
  • Brinde: Habilitando, o produto será considerado como brinde.


2- Na Aba Transportadora, selecione o Tipo de freteTransportadora e o valor do Frete:


3- Na Aba Avançado, é possível inserir Observações e Campos adicionais:


4- Ao clicar em Gravar (F10), será criado um pedido com o status aberto e a impressão do pedido será aberto.

Enviar pedido por e-mail

1- Para enviar o pedido para o e-mail do fornecedor, na grid de Pedidos de compra (Compras > Pedidos de compra), com o documento selecionado, clique em Enviar por e-mail (F6), preencha os campos referente à mensagem de e-mail e clique em Enviar:

Importar Pedido de Compra para Nota Fiscal

1- Com um pedido de compra já existente. No Retaguarda, em Nota Fiscal de Entrada > Importar > Pedido de Compra, Selecione Pedido de compra e insira o código do pedido;

Registar pedido de compra na construção do XML

Para destacar o número do pedido de compra ou o número do item de pedido de compra na construção do XML para o fornecedor, é necessário acessar Ferramentas > Preferências e habilitar a preferência abaixo:


Nas notas ficais ou pedidos de faturamento, basta informar o número do pedido e também do item conforme imagem abaixo para que essas informações sejam inseridas na construção do XML.

Cancelar Saldo do Pedido de Compra

Observações:Essa função está disponível a partir da build 6.10.26, somente para o ambiente Desktop.


Quando um pedido de compra foi atendido apenas parcialmente, o sistema mostrará o saldo ainda pendente de atendimento. Por exemplo, selecione um pedido com o status “Faturado Parcialmente”. Ao clicar no botão [Visualizar (Ctrl+W)] será possível ver mais informações dele:

Como mostra o detalhe na imagem abaixo, podemos ver que a quantidade pedida foi 10 unidades, mas ainda há um saldo de 5 unidades:

Ao clicar em [Outras opções] → Baixas, é possível visualizar a informações mais detalhadas do pedido. Na imagem abaixo, são mostrados detalhes do atendimento parcial já registrado:

Vamos supor que, por algum motivo, o estabelecimento desista do saldo que ainda não foi atendido. Para cancelar o saldo do pedido de compra, é preciso voltar para a tela inicial (Grid de pedidos de compra, mostrada na próxima imagem). Em seguida, clique no botão [Mais opções] → Cancelar Saldo (Ctrl + F4):

Será mostrada a tela “Justificativa”. Descreva o motivo para o cancelamento do saldo de compra e clique em [OK (F10)] para registrar.

O status do pedido que antes era de “Parcialmente Faturado” passou a ser “Faturado”:

Ao clicar novamente em [Visualizar (Ctrl+W)], o saldo do pedido estará aparecendo zerado:

Para ver detalhadamente os eventos relacionados ao pedido, como o atendimento parcial e o cancelamento do saldo, clique em [Outras opções] → Baixas. Note que a justificativa inserida anteriormente agora aparece como observação:

Caso ainda esteja com alguma dúvida, poderá entrar em contato com o nosso suporte técnico através do link abaixo:

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