Plano de contas

Plano de contas

O Plano de Contas é utilizado para fazer o controle registrando as entradas e saídas financeiras da empresa. O Plano de Contas tem como princípio a criação de categorias opcionais que irão estruturar e gerar relatórios contábeis de organização, permitindo o aumento de controle sobre gastos, despesas e receitas.

Cadastro de Plano de Contas

É possível criar novas categorias de planos de conta, para isso acesse Financeiro → Coluna Outros → Plano de contas:

Ao  um novo tipo de plano, realize as configurações:

  • Nome: insira um nome para o plano de conta;
  • Tipo movimento: selecione o tipo de movimento (saída ou entrada);
  • Tipo da Conta DRE: selecione o tipo da conta DRE;
  • Obrigatório o uso de centro de custo: habilitando, torna obrigatório o uso de centro de custo ao utilizar este plano de contas;
  • Ativo/Inativo: habilitando e desabilitando, torna o plano inativo ou ativo.

É possível mover os planos para dentro ou fora de outros, podendo ser organizados conforme necessário, para isso selecione o plano e clique em Mover plano de conta e selecione o destino desejado:

Outra opção seria Incluir subnível, para incluir um plano automaticamente abaixo (dentro da categoria) de outro.

Locais de atribuição de Plano de Contas

 Natureza de operação

Em naturezas de operação, o Plano de Contas é utilizado na gravação do financeiro gerado no lançamento de notas fiscais. Quando se trata de notas de entrada, só será utilizado o Plano de Contas da natureza de operação, caso essa informação não estiver cadastrada no fornecedor.

Em Fiscal → Coluna Outros → Naturezas de operação fiscal:

Selecione a natureza desejada e na aba Geral selecione o Plano de contas:

 Produtos

Nos produtos, o Plano de Contas é utilizado apenas no relatório de resultado operacional, quando se buscam os dados do financeiro das notas fiscais.

Em Cadastros → Produtos, na aba Geral de um produto selecione o Plano de contas:

 Meios de pagamento

Nos Meios de pagamento, o Plano de Contas é utilizado na gravação do financeiro gerado em vendas do PDV.

Em PDV → Coluna Outros → Meios de pagamento:

No meio de pagamento, aba Geral, selecione o Plano de Contas:

 Fornecedores

Nos fornecedores, o Plano de Contas é utilizado na gravação do financeiro gerado nos lançamentos de notas fiscais de entrada. Caso essa informação não tenha sido cadastrada, será utilizada a do cadastro de natureza de operação.

Em Cadastros → Fornecedores no fornecedor selecione o Plano de contas;

Relatórios

 Plano de contas

Este relatório busca as informações da tabela Financeiro (quando o filtro for por emissão) e da tabela Financeiro Lançamento (quando o filtro for pelo pagamento). O relatório busca por lançamentos de juros, multa, acréscimo e desconto dos documentos.

Para emitir esse relatório acesse Financeiro → Coluna Relatórios → Posição de documentos a pagar/receber por plano de contas:

Configure então os filtros desejados:

  • Filial: selecione a filial;
  • Cliente/Fornecedor: selecione o cliente ou fornecedor;
  • Detalhado: habilitando, deixará o relatório com mais detalhes;
  • Mostrar documentos substituídos: habilitando, mostra também os documentos que foram substituídos;
  • Início emissão/Final emissão; selecione a data de início e fim da pesquisa de filtro por emissões. Este filtro procura por qualquer documento emitido entre a data de início e fim;
  • Início vencimento/Final vencimento: selecione a data de início e fim da pesquisa de filtro por vencimentos. Este filtro procura por qualquer documento que tenha vencido entre a data de início e fim;
  • Início pagamento/Final pagamento: selecione a data de início e fim da pesquisa de filtro por pagamentos. Este filtro procura por qualquer documento cujo pagamento foi efetuado entre a data de início e fim;
  • Plano de contas (PC): selecione os tipos de planos de conta que serão exibidos.

As opções do canto inferior da tela personalizam o relatório gerado. Saída define o tipo de documento que será gerado, Orientação define o ângulo do relatório e Opções define se o arquivo será aberto numa nova guia ou será realizado um download direto.

 Balancete do financeiro

Esse relatório busca as informações da tabela Conta corrente Lançamento, que são todos os lançamentos gerados e criados manualmente na grid de caixas e bancos;

Para emitir esse relatório acesse Financeiro → Coluna relatórios → Balancete do financeiro por plano de contas:

Faça as configurações de filtro desejadas:

  • Conta Corrente: selecione a conta corrente;
  • Data inicial/Data final: selecione as datas de início e fim de filtro;
  • Ocultar lançamentos sem Plano de Contas: habilitando, oculta os lançamentos sem plano de contas;
  • Exibir Saldo inicial: habilitando, exibe saldo inicial;
  • Plano de contas (PC): selecione os tipos de plano de contas.

As opções do canto inferior da tela personalizam o relatório gerado. Saída define o tipo de documento que será gerado, Orientação define o ângulo do relatório e Opções define se o arquivo será aberto numa nova guia ou será realizado um download direto.

Caso ainda esteja com alguma dúvida, poderá entrar em contato com o nosso suporte técnico através do link abaixo:

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