O planejamento financeiro consiste em uma projeção de receitas e despesas para determinado período, análise do cenário projetado e determinação de metas com base nestas informações.
Assim, a primeira vantagem que ele proporciona para o empreendedor é a clareza em relação a todas as movimentações financeiras, tanto receitas quanto despesas, que a empresa pretende ter em determinado período.
Tendo receitas e despesas determinadas, o gestor poderá organizar as diretrizes para fazer sua empresa crescer de forma sustentável, desviando do perigo de dificuldades financeiras e de falir. Sabemos que imprevistos podem acontecer e, por isso, estar preparado e prever é fundamental.
E como esse planejamento pode ser executado na pratica dentro de um software de gestão?
Vamos dar 5 dicas que você pode começar a aplicar ainda hoje:
- Dentro do módulo do contas a pagar, lance todas as suas despesas fixas, ou seja, todo valor que sai da empresa todos os meses e também lance todos os custos com mercadorias (custos operacionais).
- Configure os planos de contas das suas receitas. Separe por tipos de venda ou até mesmo pelos setores que a loja possui, e também crie uma categoria para os serviços prestados.
- Ajuste as despesas variáveis: Essas são as despesas que variam conforme suas vendas: Comissão, imposto (ICMS, ISS, IRPJ, CSLL), taxa de máquina de cartão.
- Baixe as contas na data e no local correto: Também chamado de conciliação, isso ajuda a destinar aquela determinada despesa ou recebimento, no período e plano de contas correto. Nesse momento você também informa o local que foi movimentado esse valor, se foi em caixa ou conta corrente.
- Utilize filtros rápidos para uma análise mais profunda. Tanto no contas a receber como a pagar, você pode fazer um filtro de todas as contas com vencimento em determinado período, assim você sabe qual foi o valor planejado de pagamentos, por exemplo. Após passar esse período, basta somente mudar o status desse filtro para ‘quitados’. Dessa forma você terá os valores que foram planejados para o período e o valor que foi executado. Simples e rápido.
Para administrar as receitar de modo eficaz e entender quanto de recurso será necessário para o pagamento de impostos, despesas operacionais e despesas fixas, o empreendedor precisa lançar previamente conforme os dados da sua empresa e realizar as baixas conforme a movimentação vai ocorrendo. Isso dará um controle muito alto sobre as suas finanças e te ajudará a tomar boas decisões.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco, que teremos o prazer de ajudar você a planejar o seu financeiro de forma correta e transparente.