Servidor Yoda

Servidor Yoda

O Servidor Yoda é o nosso robozinho que fica aberto em segundo plano e tem como objetivo unificar os principais serviços da Família Uniplus em um único servidor. Com o servidor Yoda é possível compartilhar o mesmo certificado digital (inclusive os certificados do tipo A3) com todas as estações através do Servidor de Certificados. Isso significa que NFeNFCeNFSeCTeMDFe e GNRe podem ser emitidos em todas as estações, utilizando o certificado que está configurado no servidor. Também ele é responsável por comunicar o PDV com o servidor, realizar os backups automáticos e realizar consulta de notas fiscais juntamente a SEFAZ.

Importante!O servidor Yoda deve sempre estar em execução. Por padrão sempre configuramos o servidor Yoda para iniciar automaticamente ao ligar o computador. Caso por algum eventual motivo ele não seja executado ou seja encerrado por alguém, basta executar o procedimento logo abaixo para abri-lo novamente.

Funcionamento

1- Para inicializar o Yoda, no diretório do sistema, abra o aplicativo Yoda.exe. Feito isso, o ícone do Servidor Yoda estará na bandeja do windows;

⠀⠀⠀⠀

2- Para Reiniciar ou Parar o Yoda, na bandeja do windows, clique com o botão direito do mouse em cima do Servidor Yoda, selecione a opção e informe a senha técnica do Uniplus; (Solicitar a senha do dia ao suporte, pois todo dia é uma senha diferente)

⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀

3- Para monitorar o funcionamento do Servidor Yoda, existem dois métodos:

3.1- Através do Retaguarda, em: Ferramentas > Painel de controle de serviços:

⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀

3.2- Através do Navegador, no seu diretório, informe o IP do servidor:8081, ou caso esteja no servidor pode digitar localhost:8081:

⠀⠀⠀⠀

4- Com o Servidor Yoda, é possível verificar o Status do PDV. No Retaguarda, acesse: Cadastros > Outros > PDV > Status Pdv, nessa tela, será possível visualizar informações como: as estações que estão conectadas, o usuário conectado, o último documento emitido, a versão do PDV, etc.

⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀

5- Para verificar o status do NFCe, No Retaguarda, acesse: Cadastros > NFC-e/SAT > Status NFC-e, nessa tela é possível Alterar a forma de emissão e também Consultar status de serviço:

⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀

6- Para verificar se há pendências no PDV, no Retaguarda, acesse: Cadastros > Outros > PDV > Pendência Pdv por filial, nessa tela será possível visualizar se há: contingências, inutilizações e processamentos pendentes por filial:

⠀⠀⠀⠀

Caso ainda esteja com alguma dúvida, poderá entrar em contato com o nosso suporte técnico através do link abaixo:

Este artigo foi útil pra você?