O novo módulo de Expedição e Conferência unificou as funções de expedição, o controle de entrada de mercadorias, e a conferência de pedidos em um único módulo, pois são recursos que colaboram entre si e compartilham uma rotina em comum.
Licenciamento
Em relação ao licenciamento:
• Os clientes que possuíam a licença de expedição ela automaticamente passa a ser considerada como “expedição e conferência“;
• Para os clientes que possuíam a licença de “controle de entrada de mercadorias“, a Revenda deverá entrar em contato com o seu gerente de contas para efetuar a troca da licença;
• Para aqueles que irão adquirir a licença, está deverá ser a de “expedição e conferência“.
Ativação do Módulo
Após ativação do módulo pela nossa equipe, será necessário ir nas preferências e configurar quais documentos o Uniplus deverá conferir. É possível configurar a “Conferência da nota de entrada”, a “Conferência da nota de saída”, e a “Conferência do pedido de faturamento”. A “Conferência da expedição” já está habilitada automaticamente, não sendo necessária nenhuma configuração.
Em relação à preferência “Gravar esse grupo em todas as filiais”, este é um padrão de todos os grupos de preferência. Quando este item está configurado para “Sim”, automaticamente todas as filiais irão receber o valor que for configurado nas outras preferências:
Expedição (na carga)
Na tela de Cargas (Estoque → Expedição → Cargas → Incluir (F2)), temos as seguintes configurações:
- Código: informe o código da carga;
- Data: selecione a data da carga;
- Meio de transporte: selecione o meio de transporte da carga;
- Motorista: informe o motorista;
- Rota: informe a rota.
Logo abaixo da seção Documentos, temos os seguintes botões:
- [Importar notas (F2)]: clique para incluir uma nota;
- [Importar PDV]: selecione um documento de venda do PDV;
- [Importar Pedidos (F4)]: clique para incluir um pedido de faturamento.
A grande novidade da carga é a possibilidade de inclusão de pedidos de faturamento. Ao clicar no botão [Importar Pedidos (F4)], será aberta uma janela onde deverão ser feitas as configurações conforme necessário, selecionar um documento e clicar em [Ok (F10)]:
É possível também incluir uma nota fiscal. Ao clicar no botão [Importar notas (F2)], será aberta uma janela onde deverão ser feitas as configurações necessário, selecionar um documento e clicar em [Ok (F10)]:
Ao selecionar um item do campo Documentos, o campo Produtos exibirá algumas informações a respeito do item selecionado. Note que, na coluna de Quantidade, existe uma divisão entre Pendente e Enviada. A coluna Pendente é o saldo que está disponível do documento:
Por exemplo, nesse pedido de faturamento selecionado, está pendente 1 unidade do produto 1146 e 10 unidades do produto 1149. Se for necessário, será possível enviar uma quantidade menor, por exemplo, enviar somente 5 unidades do produto 1149. Neste caso, o saldo de 5 unidades restantes do pedido de faturamento 1091 ficará disponível para uma próxima carga.
É possível consultar os produtos que compõem a carga antes mesmo da carga estar gravada. Basta clicar no botão [Visualizar a carga (F7)]:
Também é possível imprimir a montagem dessa carga, indo em [Imprimir a montagem da carga (F8)]:
Existem duas opções na impressão da montagem da carga: a impressão sem agrupamento (que é somente uma listagem de produtos) e a opção que agrupa por grupo de produto:
Veja na imagem a seguir um exemplo de impressão sem agrupamento:
Na próxima imagem, temos um exemplo de impressão com agrupamento:
Após a gravação a carga pode ser fechada. Vá na tela de carga, em Estoque → Expedição → Cargas, selecione a carga desejada e clique no botão [Fechar (F6)]. Se houver pedidos pendentes de faturamento para essa carga, o Uniplus irá apresentar a mensagem:
Clique em “Sim” para ser levado à tela de Nota fiscal de pedidos faturamento, onde é possível emitir a nota fiscal desses pedidos. Marque a checkbox ao lado do documento e clique no botão [Processar pedidos (F6)], para que seja faturado o documento:
Ao gerar a nota fiscal, será aberta a tela para visualização dos parâmetros dessa nota. Ajuste o que for necessário e siga apertando o botão [Próximo passo (F8)]. Finalmente, clique em [Gravar (F10)] para finalizar.
Após o faturamento desses pedidos, o fechamento da carga pode ser efetuado normalmente.
Também existem os relatórios das cargas (de manifesto e de carga, que já vimos antes), que podem ser acessados ao selecionar uma carga e clicar no botão “[Outras Impressões]” como mostra a figura seguinte:
O relatório de “Manifesto de Carga” possui dois modelos: de entrega e de coleta. Há uma checkbox que permite adicionar um campo para assinaturas em ambos os modelos:
O modelo de entrega é utilizado por empresas que possuem frota própria e realizam diretamente a entrega dos itens. Nesse modelo são listados detalhes de cada documento, como vemos na figura seguinte:
O modelo de coleta é utilizado por empresas que vão enviar a mercadoria através de transportadora. Esse relatório apresenta a listagem dos documentos fiscais que serão enviados para a transportadora: