Backup é a cópia de segurança do sistema. É muito importante manter um backup armazenado, pois em acidentes ou alterações que podem vir a danificar a base, basta restaurar para a última versão existente.
Instalamos em nossos clientes um programa que sobe para a nuvem (servidor remoto) os arquivos de backup do sistema. Essa solução serve para termos mais uma opção ao necessitarmos de algum backup. Porém, esse backup não exclui o cuidado e armazenamento do backup pelo cliente. Pois não nos responsabilizamos pela base de dados e backup instalado localmente em cada cliente.
Existe a possibilidade de agendar backup em dias/horários específicos. Para que o backup ocorra nesses períodos é necessário que o YODA esteja sempre em execução. Caso o backup não seja gerado por algum motivo, será exibida uma mensagem ao inicializar o sistema. Também será enviado um e-mail para o usuário, informando a data e horário em que o backup não ocorreu.
Backup
1- Para agendar ou realizar backups, no Retaguarda, em: Ferramentas > Cópia de segurança de dados, faça as seguintes configurações:
- Dias da semana: selecione os dias da semana em que o backup será feito;
- Horário: selecione os horários em que o backup será feito;
- Destinos: a possibilidade de definir 2 destinos de backup é muito útil, uma vez que é possível definir um destino no computador e outro na nuvem. informe o caminho de destino do backup e preencha as demais caixas de acordo com sua preferência;
- Agendar (F8): agenda os backups de acordo com os horários definidos;
- Excluir (F9): desabilita a criação de backups;
- Executar agora: cria um backup agora;
2- Para configurar o e-mail de aviso da falha no backup. Acesse: Cadastros > Outros > Usuários > Usuários, na aba Geral configure um E-mail e na aba Preferências, mantenha a opção desabilitada;