Alteração na tabela NCM em 2024. Fique atento.

Alteração na tabela NCM em 2024. Fique atento.

Você, administrador e empreendedor, sabe da importância de manter-se atualizado e assim adaptar-se às principais mudanças no mercado e na legislação, certo? Anualmente, devemos procurar saber sobre as leis, tributos e tabelas relevantes para o seu setor.Isso se aplica às atualizações na tabela NCM 2024. A cada ano, a lei inclui e exclui alguns códigos e fornece prazos de adaptação quanto ao preenchimento das notas fiscais. Depois disso, qualquer erro não será aceito e pode gerar sérios problemas com a Receita Federal. Por isso, não se esqueça: tais mudanças começam a valer desde o primeiro dia do ano, independente de feriados. O fim do ano está chegando e com ele vieram mudanças para o setor de padarias, pastelarias e da indústria de bolachas e biscoitos. Acontece que, a partir de 1º de janeiro de 2024, entram em vigor novos NCMs. Ou seja, é preciso ficar atento para não cometer erros e ter notas fiscais rejeitadas, hein?! Então bora ver o que mudou!

O que é NCM?

A NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) é adotada pelos países membros do Mercosul desde janeiro de 1995. O código é composto por 8 dígitos, sendo que os seis primeiros representam a classificação SH e os dois últimos dígitos são parte das especificações do próprio Mercosul.

O que vai mudar em novembro?

Através da https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-gecex-n-499-de-21-de-julho-de-2023-498067992 Resolução GECEX nº 499/2023, ficou excluído código 1901.20.00 da NCM e foram criados outros quatro novos NCMs. Veja na tabela a seguir como era e como ficou:

O que acontece com quem preencher as notas sem alterar o código?

A partir de 1º de janeiro de 2024, quem preencher as notas fiscais, sem fazer a alteração do código NCM receberá Rejeição 778: Informado NCM inexistente. Significa que um ou mais NCMs na sua operação deixaram de existir ou estão preenchidos incorretamente.

Para fazer a alteração, você precisa acessar o menu Cadastros, Produtos, e alterar o campo “NCM” de todos os produtos citados na tabela, lembrando que a alteração pode ser feita através da Alteração em massa. Desta forma, você terá sucesso ao realizar uma nova emissão de nota fiscal.

Caso ainda esteja com alguma dúvida, poderá entrar em contato com o nosso suporte técnico através do link abaixo:

Este artigo foi útil pra você?