Uma comissão é um valor percentual usado para recompensar um vendedor, o percentual é descontado a partir de uma venda, e pode ser estabelecido em uma variedade de lugares e itens.
Atenção! | O Uniplus Básico possui disponível a comissão à vista, a aba geral no cadastro do vendedor e um relatório simplificado das comissões. Os demais recursos de comissão estão disponíveis no Uniplus Avançado. |
Comissões
Existem dois métodos para se trabalhar com comissões, utilizando ou não o recurso Tipo de comissão. O tipo de comissão é útil nas situações em que cada vendedor possui suas comissões características definidas.
As comissões seguem uma ordem de prioridade específica, na qual prevalece a comissão definida no campo de maior nível. Essa ordem hierárquica possui duas variações, uma para vendedores com Tipo de comissão estabelecido: , e outra para vendedores sem o Tipo de comissão estabelecido:
Campos de comissão
Em qualquer aba para configuração das comissões, os seguintes campos estarão disponíveis:
- % Comissão: Insira o percentual geral de comissão;
- % Comissão a Vista: Insira o percentual da comissão a vista;
- % Comissão a Prazo: Insira o percentual da comissão a prazo;
- % Comissão na Quitação: Insira o percentual da comissão na quitação (só será atribuído na quitação total de algum produto vendido a prazo).
Tipo de comissão especificado no vendedor
Confira abaixo a lista da prioridade de comissões quando HOUVER especificação de tipo de comissão no vendedor:
Promoção
Para configurar comissões nas promoções, no Retaguarda em: Cadastros → Outros → Vendas → Promoções → Promoção → Aba Geral, insira os valores de comissão:
Tipos de comissão
Os Tipos de comissão podem ser configurados em sete abas independentes que seguem uma ordem de prioridade. Para cadastrar os tipos de comissão, acesse no Retaguarda: Cadastros → Outros → Financeiro → Tipos de comissão;
Confira abaixo as formas de cadastro ordenadas por prioridade:
1- Produtos da Pauta: na aba Pautas → Adicionar produtos e/ou grupos de produtos na pauta → aba Produtos da pauta, selecione o produto, insira os valores de comissão e clique em Ok:
2- Grupos de Produtos da Pauta: na aba Pautas → Adicionar produtos e/ou grupos de produtos na pauta→ aba Grupos de Produtos da pauta, selecione o grupo de produto, insira os valores de comissão e clique em Ok:
3- Pautas: na aba Pautas, selecione a pauta, insira os valores de comissão e clique em Ok:
4- Produtos: na aba Produtos, selecione o produto, insira os valores de comissão e clique em Ok:
5- Grupos de Produtos: na aba Grupos de Produtos, selecione o grupo de produtos, insira os valores de comissão e clique em Ok:
6- Famílias de Produtos: na aba Famílias de Produtos, selecione a família de produtos, insira os valores de comissão e clique em Ok:
7- Geral: na aba Geral, informe a descrição, insira os valores de comissão e clique em Ok:
Vendedor
Para configurar comissões do vendedor, no Retaguarda em: Cadastros → Vendedores, insira os valores de comissão:
Preferências do sistema
Para configurar comissões nas preferências do sistema, no Retaguarda em: Ferramentas → Preferências → Pautas de preço, insira os valores de comissão que serão utilizados em cada pauta de preço:
Tipo de comissão não especificado no vendedor
Confira abaixo a lista da prioridade de comissões quando NÃO houver especificação de tipo de comissão no vendedor:
Promoções
Para configurar comissões nas promoções, acesse no Retaguarda Cadastros → Outros → Vendas → Promoções → Aba Geral e insira os valores de comissão
Cadastro do produto
As comissões podem ser configuradas em duas abas no cadastro do produto, e essas seguem uma ordem de prioridade. Confira abaixo as duas formas ordenadas por prioridade:
1- Cadastro de produto → Aba pauta: insira o preço do produto na pauta em questão, a quantidade mínima e os valores de comissão:
2- Cadastro de Produto → Aba geral: insira os valores de comissão:
Grupo de produtos
As comissões podem ser configuradas em duas abas no grupo de produtos, e essas seguem uma ordem de prioridade. Confira abaixo as duas formas ordenadas por prioridade:
1- Cadastro de Grupo de Produto → Aba Pautas: insira os valores de comissão:
2- Cadastro de Grupo de Produto → Aba Geral: insira os valores de comissão:
Família de produtos
No cadastro de Família de Produto: insira os valores de comissão:
Cadastro do vendedor
As comissões podem ser configuradas em duas abas no cadastro do vendedor, e essas seguem uma ordem de prioridade. Confira abaixo as duas formas ordenadas por prioridade:
1- Cadastro de Vendedor → aba Pautas: insira os valores de comissão:
2- Cadastro do vendedor → Aba Geral, insira os valores de comissão:
Preferências
Para configurar comissões nas preferências do sistema, no Retaguarda em: Ferramentas → Preferências → Pautas de preço, insira os valores de comissão que serão utilizados em cada pauta de preço: