Esta função permite o lançamento de valores financeiros que estão sendo adiantados pelo cliente do estabelecimento, um pagamento antecipado. Assim, quando o mesmo cliente realizar uma nova compra, o valor que foi antecipado poderá ser usado como forma de pagamento.
1 – Para lançar um adiantamento, efetue um lançamento do tipo Entrada no Caixa (Financeiro → Caixa) ou em alguma conta corrente (Financeiro → Bancos). Basta entrar no local onde será feito o adiantamento, incluir como operação entrada, e informar o adiantamento.
No campo “Documento” (destacado em vermelho), você pode dar um nome a esse registro que está sendo criado, lembrando que o nome fica a seu critério, assim facilitará a identificação do campo mais tarde.
No campo “Cliente”, informe o nome do cliente que realizou a transferência e para quem será emitido o documento depois (este campo deve ser preenchido obrigatoriamente).
Ao utilizar estes campos, o lançamento que está sendo feito deve ser considerado um adiantamento, consequentemente fazendo com que seja criado um registro na aba “contas a pagar” para esse lançamento. Posteriormente, quando houver a emissão da nota fiscal, você poderá usar esse registro no contas a pagar para quitar o seu contas a receber, como numa operação de troca de endosso.
Após realizar a operação, basta clicar na opção [Gravar].
2 – Será criado um registro no “Banco” e outro no “Contas a Pagar”.
3 – Você poderá usar esse adiantamento de duas formas:
- Ao emitir a nota fiscal, na guia “financeiro”, no campo “forma de pagamento”, selecione “adiantamento de clientes” e selecione o registro que corresponde ao pagamento realizado anteriormente. Assim, o sistema realizará a troca de endosso automaticamente após a conclusão do processo de emissão da nota. Por isso é importante não esquecer de informar o cliente, conforme explicado no ponto 2. Caso o cliente não seja informado, não aparecerá aqui.
- Caso você não lembre de preencher o campo “forma de pagamento” com o adiantamento criado, será preciso fazer a baixa e a troca de endosso manualmente depois.
Siga as instruções conforme demostrado acima para realizar a baixa manual com a troca de endosso.
4 – Realizando o procedimento acima, veja como se comporta o caixa da empresa:
Os lançamentos não ficarão duplicados, porque o sistema cria entradas e saídas para os mesmos. Assim, apenas a entrada criada no banco ficará vigente.