Certificado digital – Desktop

Certificado digital – Desktop

O certificado digital nos sistemas de gestão serve para garantir segurança, autenticidade e validade jurídica em diversas operações realizadas eletronicamente. Ele funciona como uma identidade digital para pessoas físicas ou jurídicas e é usado principalmente para assinatura de documentos eletrônicos, emissão de documentos eletrônicos e integração com órgãos públicos.

Como Funciona no Uniplus?

Para o uso do certificado no Uniplus, é necessário fazer a configuração, como está explicado no artigo.

1. Uniplus Desktop

Acesso à tela de certificados digitais

No menu superior, clique em Cadastros. Em seguida, vá no menu Outros Ferramentas Certificados Digitais.

Gerenciamento e cadastramento de certificados

Para cadastrar um novo certificado, na tela de certificados digitais. Clique no botão [Incluir (F2)]. Em seguida, preencha os campos conforme o tipo de certificado:

Há 3 formas de fazer a configuração do certificado digital.

Certificado do Tipo A1:

  • Selecionar: informe o caminho do arquivo com a extensão .pfx do certificado;
  • Detalhe: exibe as informações do certificado carregado;
  • Senha: informe a senha do certificado.

Certificado do Tipo A3:

  • Selecionar: selecione o caminho da DLL do fabricante.
  • Senha: a senha do dispositivo criptográfico;
  • Diretório DLL: o sistema exibirá o caminho da DLL do fabricante (Exemplo: C:\Windows\SysWOW64\aetpkss1.dll).
  • Use o botão Descobrir DLL para facilitar a localização do arquivo. Se ocorrer o erro que aparece na imagem abaixo, é possível que o sistema não tenha as permissões necessárias para acessar a DLL ou o certificado não tenha sido instalado corretamente:

Certificado do Tipo Repositório do Windows:

  • Selecionar: exibirá a lista de certificados instalados no repositório de certificados do Windows;

O uso do certificado do tipo Repositório do Windows é útil quando o certificado já está instalado e acessível pelo sistema operacional.

Gravando as informações

Após preencher os dados corretamente, clique no botão [Gravar (F10)]. As configurações serão registradas e o certificado passará a ser listado na tela de certificados.

Caso ainda esteja com alguma dúvida, poderá entrar em contato com o nosso suporte técnico através do link abaixo:

Este artigo foi útil pra você?