A funcionalidade de Contagem de Estoque substitui o antigo módulo de Inventário e está disponível a partir da build 6.12.1.
O objetivo dessa nova funcionalidade é proporcionar mais agilidade, confiabilidade e praticidade na rotina de contagem do estoque, facilitando o processo de conferência geral dos produtos da empresa.
Como Funciona no Uniplus?
1. Utilização
A contagem de estoque não exige configurações adicionais, exceto nos casos em que será utilizada a importação de arquivos EDI de coletor de dados. Para isso, siga previamente as instruções do artigo EDI para Coletor de Dados.
1. 1 Acessando o módulo
No Retaguarda, acesse o menu: Estoque > Contagens de Estoque > Incluir (F2)
Informe os seguintes campos:
Uniplus Desktop:
Uniplus Web:
- Data: Data de início da contagem.
- Local de Estoque: (opcional) Local onde a contagem está sendo realizada.
- Contagem por:
- Produto: Contagem aplicada apenas aos produtos informados manualmente.
- Família: Contagem aplicada à família de produto selecionada.
- Grupo de Produto: Contagem aplicada aos grupos de produto selecionados.
- Fornecedor: Contagem aplicada aos produtos dos fornecedores selecionados.
- Total: Contagem aplicada a todos os produtos.
1. 2 Incluindo itens
Na aba Itens, é possível incluir os produtos da contagem de forma:
- Manual;
- Por leitor de código de barras;
- Via Importação (F5) de arquivo EDI.
Uniplus Desktop:
Uniplus Web:
Durante a inclusão, são exibidas as seguintes colunas:
- Total: Quantidade total contada para o item.
- Saldo Atual: Quantidade atual registrada no sistema.
- Diferença: Diferença entre o total contado e o saldo atual, com as seguintes indicações visuais:
- Vermelho: Diferença negativa (foram contados menos itens).
- Amarelo: Diferença positiva (foram contados mais itens).
- Verde: Sem diferença (quantidade contada igual ao saldo do sistema).
1. 3 Auditoria da contagem
Durante o processo, é possível auditar a contagem dos itens. Selecione o produto desejado e clique em [Contagens (F6)].
No web:
A tela exibirá o histórico da contagem do item, mostrando:
- Horário;
- Usuário;
- Origem (Manual, Importação, Mobile);
- Tipo;
- Quantidades inseridas;
2. Finalizando a contagem
Após gravar uma contagem, ela permanecerá com o status Pendente. Neste estado, ainda não há movimentação de estoque, e a contagem pode ser conferida, alterada ou continuada posteriormente.
No web:
Para concluir o processo:
- Selecione a contagem e clique em [Finalizar (F6)].
- Será exibida uma tela com os produtos não contados:
No web:
- Itens não selecionados manterão o estoque atual.
- Itens selecionados terão o estoque zerado.
- Na aba Contados, é possível revisar os dados da contagem:
No web:
- Estando tudo certo, clique em:
[Confirmar e zerar o estoque dos itens selecionados (F10)].
Após essa ação, o estoque será atualizado conforme a contagem realizada.
3. Estorno e Impressão
Se necessário, é possível estornar uma contagem finalizada por meio da opção [Estornar (F7)].
Mesmo após finalizada, a contagem pode ser visualizada e impressa para fins de conferência.