Nesse artigo vamos explicar como configurar a exportação dos XMLs das notas fiscais para a contabilidade diretamente no e-mail do responsável ou criar um perfil de usuário para o contador ter acesso ao Painel do contador.
Versão Desktop.
Primeiro, configurar os dados da contabilidade em: Cadastros > Outros > Empresas e filiais > Filiais. Seleciona a filial e clica em alterar.
Vá até a aba “Dados do contador” e preenche os dados:
Nome: Nome da contabilidade
CNPJ ou CPF da contabilidade.
CRC: Verificar com a Contabilidade.
CEP: Caso não tenha, consulta pelo cadastro do CNPJ.
E-mail: E-mail de quem receberá os arquivos XMLs.
Após configurar os dados do contador acesse: Ferramentas > Fiscal > Exportação de documentos para contabilidade (Agendamento).
Por padrão podemos configurar para todo dia 1°.
Seleciona todas as caixas de NF-e e NFC-e e deixa pra enviar por e-mail.
Após aparecerá uma mensagem avisando que será necessário reiniciar o Yoda para que o agendamento seja aplicado.
Versão Web.
Temos 2 formas disponíveis no Web: Primeiro é o cliente enviar manualmente todo o mês para o e-mail do contador, e segundo é criar um usuário para a contabilidade ter acesso ao Painel do contador, assim a própria contabilidade pode ter acesso ao sistema e extrair os dados que precisa.
1° Envio dos arquivos de forma manual todo mês:
Primeiro, configurar os dados da contabilidade em: Cadastros > Outros > Empresas e filiais > Filiais. Seleciona a filial e clica em alterar.
Vá até a aba “Dados do contador” e preenche os dados:
Nome: Nome da contabilidade
CNPJ ou CPF da contabilidade.
CRC: Verificar com a Contabilidade.
CEP: Caso não tenha, consulta pelo cadastro do CNPJ.
E-mail: E-mail de quem receberá os arquivos XMLs.
Após configurar os dados do contador acesse: Painel do contador > Exportação de documentos fiscais para a contabilidade.
Data inicial e final (Por padrão é de um mês completo)
Seleciona todas as caixinhas de NF-e e NFC-e, envia por e-mail e após clique em Exportar.
Fazendo isso os arquivos selecionados serão enviados diretamente no e-mail configurado.
2° Disponibilizar a opção “Painel do contador”, para que ele acesse e gere as informações que necessita. Para isso precisamos criar um perfil de usuário específico para o contador, dando a permissão para ter acesso somente ao painel. Depois vamos em Usuários e cadastramos um usuário específico para a contabilidade, com os dados que nos foram passados e vinculando ao perfil que acabamos de cadastrar.
Após incluir, seleciona o usuário e clica em “Nova senha”, assim será enviado um e-mail com o link para que a pessoa responsável crie uma nova senha de acesso.
Após concluir esse processo, informar o cliente que está pronto e combinar uma ligação com o contador para passar as informações de acesso ao sistema, login no sistema e como gerar as informações.