Se a sua empresa faz promoções dos seus produtos seja para atrair mais clientes seja para fazer um giro de estoque, esse artigo é para você.
O objetivo desse controle é dar segurança nas suas promoções, limita-las por produto, grupos de produto, fornecedor e automatiza-las para que você tenha certeza que ao final os preços voltem ao normal.
Para uma nova promoção, basta ir até o módulo Vendas > Promoções > Incluir F2.
O código é gerado automaticamente. Ao lado poderá marcar se a promoção será válida apelas para clientes fidelidade caso essa funcionalidade esteja ativa.
O próximo passo é dar um nome a promoção, informar a data de início e fim, selecionar o tipo por valor R$ ou por prazo de pagamento.
Também é possível selecionar uma pauta de preço específica ou todas e limitar a quantidade de itens na mesma venda.
Na seção retaguarda, poderá definir uma nova comissão para os vendedores.
Agora é só adicionar os produtos da promoção item a item, por grupo de produto ou por algum fornecedor específico. Das 3 formas poderá ser definido um valor fixo ou percentual de desconto que será aplicado.
A ultima opção é definir os dias da promoção. Assim poderá definir um dia promocional para determinado produto, exemplo: Segunda é dia de promoção do produto X, terça e quarta é dia do produto Y.
Feito essas configurações pode clicar em Gravar (F10) para concluir a inclusão da promoção.
Também temos algumas promoções avançadas como promoções por combinação, compre N pague X, promoção por Quota e promoção por família de produtos, mas para isso necessita de módulos adicionais dependendo da sua necessidade.
Relatório para análise e gestão de promoções
Vendas > Vendas de produto no período
Esse relatório possibilita vários filtros, basta selecionar a caixa “Somente vendas em promoção”.