Integração Conciflex

Integração Conciflex

A funcionalidade de conciliação de recebimentos oferece controle total sobre os valores a receber de meios de pagamento terceirizados, como cartões de crédito e débito, PIX, vale-alimentação e vale-refeição.

Com ela, é possível verificar se todas as vendas realizadas por esses canais foram efetivamente pagas, validar se as taxas aplicadas estão em conformidade com os contratos firmados e acompanhar o abatimento de eventuais despesas adicionais.

Essa funcionalidade está disponível nas versões web e desktop do sistema.

Funcionamento da integração

O processo ocorre da seguinte forma:

  1. Envio das vendas: as vendas realizadas por meio de cartões, PIX e carteiras digitais são enviadas automaticamente por uma tarefa agendada ou manualmente, por meio da grid, para a Conciflex.
  2. Conciliação com o Uniplus: o sistema Uniplus consulta os dados ajustados dessas vendas na Conciflex, aplicando correções de vencimentos e taxas, quando necessário. Após o ajuste, o sistema realiza a associação da venda;
  3. Consulta e baixa dos pagamentos: após a associação, o Uniplus consulta os pagamentos correspondentes na Conciflex. Quando um pagamento é identificado, o sistema efetua a baixa automática, registra eventuais taxas de antecipação e marca a venda como conciliada.

Adquirentes

Para a versão desktop ou WEB acesse “Cadastros → Adquirentes“:

As adquirentes processam as transações e repassam os valores. Algumas já vêm cadastradas, caso não esteja listada, é possível cadastrá-la manualmente.

Atenção:Certifique-se de que o código da operadora informado esteja correto, conforme utilizado pela Conciflex. Essa informação pode ser obtida diretamente com o suporte da Conciflex.

Versão Desktop

Versão WEB

Tela de conciliação de recebimentos

Para a versão desktop acesse “Financeiro → Conciliação de recebimentos“.
Para a versão WEB acesse “Financeiro → Geral → Conciliação de recebimentos“.

Filtros disponíveis:

  • Período: ontem, últimos 7/30 dias ou personalizado;
  • Status: todas as vendas, não conciliadas e cancelamentos pendentes;
  • Tipo de Lançamento: todos, ajustes de débito, recebimentos.

Versão Desktop

Versão WEB

• Botões principais:

  • Sincronizar: envia vendas pendentes e busca pagamentos não baixados;
  • Gerar Recebimento: cria lançamento manual para registros com advertência;
  • Desconsiderar Recebimento: marca registros sem correspondência como “Desconsiderados“.

Versão Desktop

Versão WEB


Situações específicas

Débitos não registrados no Uniplus: a Conciflex pode enviar lançamentos que não existem no Uniplus, como cobranças de aluguel de maquininhas ou ajustes de taxas. Nestes casos, os registros são exibidos como advertência. O usuário pode gerar um lançamento de débito no sistema para efetuar a conciliação.

Vendas que não conciliaram: essa situação pode ocorrer em dois cenários:

  1. A venda foi enviada recentemente e ainda não está associada na Conciflex. Neste caso, ela aparecerá como advertência, mas será conciliada automaticamente após a associação na Conciflex e a sincronização com o Uniplus;
  2.  A venda realmente ocorreu, mas não foi registrada no Uniplus. Isso pode acontecer, por exemplo, em vendas via POS (maquininha), cujo lançamento é feito manualmente. Nestes casos, será necessário gerar o recebimento manualmente no sistema.

Venda cancelada na operadora, mas ativa no Uniplus: quando uma venda é cancelada pela operadora, mas ainda consta como ativa no Uniplus, é necessário cancelar a venda no sistema para possibilitar a conciliação correta do registro.

Vendas em processamento: durante esse processo, as vendas permanecem com o status “Processamento” até que a resposta da Conciflex seja recebida, permitindo a finalização da conciliação.

Integração automatizada pelo Yoda

Atenção:A integração automatizada pelo Yoda não está disponível para a versão WEB.

Para a versão desktop acesse “Ferramentas → Gerenciador de tarefas do Yoda“:

O envio das informações para conciliação pode ser feito de duas formas:
Manual, por meio dos botões disponíveis na tela de conciliação;
Automatizada, por meio do agendamento via Yoda.

No Gerenciador de Tarefas do Yoda, o processo de conciliação já vem pré-configurado para ser executado diariamente às 04h00. Esse horário, no entanto, pode ser ajustado conforme necessidade, por meio da configuração da expressão CRON. O processo automatizado realiza as seguintes etapas:

  1. Envio das vendas pendentes para a Conciflex;
  2. Consulta das vendas conciliadas disponíveis até a data atual;
  3. Processamento e associação das vendas com os registros do Uniplus, aplicando correções quando necessário;
  4. Consulta dos pagamentos, seguida da baixa automática no financeiro, caso a venda esteja apta;
  5. Marcação do registro como “Conciliado”, se tudo estiver correto.

Se o sistema não conseguir conciliar uma venda, ela será marcada com uma advertência, acompanhada de uma observação com o possível motivo. Esses detalhes podem ser visualizados diretamente na tela de conciliação.

Caso ainda esteja com alguma dúvida, poderá entrar em contato com o nosso suporte técnico através do link abaixo:

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