No Unimobile POS (antigo Unimobile Comanda) é possível fazer Pedidos utilizando os Módulos de Mesa ou Comanda, abaixo vamos exemplificar o uso de cada um dos módulos.
Mesa
Na tela inicial do Unimobile POS (antigo Unimobile Comanda), será possível utilizar o teclado numérico para informar o número da mesa para qual será feito o pedido (pode ser usado uma nova mesa, ou então, editar uma que já esta aberta).
Ainda na tela do módulo de Mesa, temos algumas opções disponíveis ao usar as Reticências (canto superior direito da tela), abaixo vamos mostrar as opções e explicá-las:
- Logout: Botão para fazer o logout (sair) no aplicativo;
- Garçons: Botão para visualizar a listagem de garçons e para fazer a seleção do Garçom que está utilizando o Mobile naquele momento;
- Carga da base: Botão para realizar a carga de base, para aplicar as alterações feitas no Retaguarda sem a necessidade de logar novamente (OBS: Para as alterações feitas nas Preferências serem aplicadas, é preciso logar novamente).
- Testar spooler: Botão para fazer o teste do Spooler do Uniplus;
- Consultar: Botão para realizar a consulta de mesas abertas no sistema, sendo possível filtrar pelo “Cliente” ou “Consumidor” informado na mesa.
A Consulta pode ser feito de duas maneiras, identificando um cliente em específico usando os campos disponíveis (Nome, CPF/CPNJ, Celular) ou então, usando o botão de “Consultar” para que faça a listagem de todas as mesas em aberto:
Em seguida voltamos a tela inicial do Mobile e será dado continuidade ao Pedido. Depois de ser informado o número da mesa, irá abrir a tela de “Identificar cliente/consumidor”, para que seja feito a identificação do cliente (já cadastrado no sistema) ou do consumidor (não cadastrado no sistema), abaixo vamos ver a diferença entre as duas telas:
Observação: A tela de Identificação só vai aparecer na abertura de Mesas novas.
Cliente:
- Cliente: campo para ser informado o nome ou código para fazer a busca do cadastro do cliente registrado no Retaguarda;
- Nome: campo onde será possível visualizar o nome do cliente identificado;
- CPF/CNPJ: campo onde será possível visualizar o CPF/CNPJ do cliente identificado;
- Celular: campo onde será possível visualizar o Celular do cliente identificado.
Consumidor:
- Nome: campo aonde será possível visualizar o nome do consumidor identificado;
- CPF/CNPJ: campo aonde será possível visualizar o CPF/CNPJ do consumidor identificado;
- Celular: campo aonde será possível visualizar o Celular do consumidor identificado.
Observação: as configurações para identificação do cliente/consumidor são exibidas no Unimobile POS conforme feitas no PDVConf, na aba Aplicativo → Geral → Identificação (Em PDVConf: aba “Aplicativo → Geral“):
Depois de passamos pela tela de identificação, será mostrado a tela da Mesa, aonde será feito a inclusão dos itens que vão compor esse Pedido:
Nessa tela temos alguns botões disponíveis, abaixo vamos explicá-los:
- Cancelar: Botão que irá cancelar a operação;
- Confirmar: botão que irá confirmar a operação;
- Incluir: botão que irá incluir um novo item na Mesa.
Exemplo de tela na horizontal
Ao utilizar o “+ Incluir”, irá abrir a tela para selecionar o item que deseja incluir nessa Mesa, nessa tela temos a opção de digitar manualmente o nome do produto que deseja, ou então, usar a opção de “Grupos” para que apareça os Grupos de Produtos do Uniplus Gourmet, assim é possível acessar diretamente os Grupos.
Usando a busca por Grupos:
Depois de selecionarmos o item desejado, temos a opção de “Cancelar” o item escolhido, “Ok” para confirmar a escolha do item, ou então “+ Incluir” para informar um novo item, conforme imagem abaixo:
Exemplo da tela na horizontal
Na tela de inclusão temos a possibilidade de alterar a Quantidade desse item dentro da comanda, de informar se esse produto faz parte de um Combo e se os Opcionais desse item são do tipo COM ou SEM.
- Tipo COM: Se será incluso o opcional na produção do item;
- Tipo SEM: Se será retirado o opcional na produção do item.
Ao confirmar o item usando o botão de “Ok”, será aberto a tela para a seleção do Garçom que está fazendo o lançamento desse item na comanda:
Depois de selecionar o Garçom desse Pedido, o Mobile volta para a tela de busca de produtos, caso deseja adicionar mais algum item pode ser escolhido e adicionado diretamente por essa tela. Feito a escolha dos itens que vão compor esse Pedido basta voltar para a tela inicial da Mesa e usar o botão de Confirmar para encerrar o Pedido.
Ao usar o botão de Confirmar, será exibido a tela de Resumo do Pedido para visualizar os itens lançados e confirmar se esses itens serão todos impressos nos seus determinados Pontos de Impressão:
Após a confirmação do Pedido usando o botão de “Ok”, o pedido será finalizado e encaminhado para produção.
Na tela de listagem de itens da comanda, há uma checkbox para mostrar os itens já lançados, indiferente de ter itens novos ou não:
Exemplo de tela na horizontal
Ao incluir uma observação no item, é possível diferenciar a informação incluída manualmente pelo cliente da observação pré-definida antes. Para isso, ative a checkbox “Observações rápidas“, e um texto acima indicará que a observação inserida é uma observação rápida:
Na tela de edição do Pedido, temos algumas opções disponíveis ao usar as Reticências (canto superior direito da tela), abaixo vamos mostrar as opções e explicá-las:
Pontos de impressão: Na tela de Pontos de Impressão é possível visualizar os Pontos de Impressão disponíveis para uso tanto para a impressão da Conta, quanto para a impressão da Conferência.
- Conta:
- Conferência:
OBS: A configuração onde será feito a impressão da Conferência no Servidor, é realizada diretamente no PDVConf e o Unimobile POS deve respeitar a configuração feita.
- Atualizar: botão para atualizar as informações do Pedido, carregando os itens que já foram incluídos nesse Pedido;
- Nr. Pessoas: botão para seja informado o número de pessoas que pertencem a mesa, útil para a divisão da conta ao finalizar.
Basta informar o numero de pessoas e clicar em “Ok”.
- Produção: Botão para visualizar os itens que estão em produção desse Pedido.
- Conferência: Botão para que seja impresso os itens já lançados no Pedido, para conferência do Pedido.
Modelo de impressão da Conferência:
- Identificar cliente: botão para que seja identificado os participantes desse Pedido, sendo a mesma tela que aparece no começo do Pedido, permitindo que seja informado ou alterado os participantes ao longo do Pedido.
Comanda
Referente ao módulo de “Comanda”, o comportamento será semelhante ao uso do módulo de “MESA”, tendo como principal diferença a possibilidade de informar um número de mesa para determinada comanda, usando a seguinte configuração:
Na tela da Comanda, nas Reticências terá a opção de “Atualizar mesa”:
Ao clicar nela, abrirá a tela para informar o número da mesa: