A tela de contratos se trata de um adicional do Uniplus. Criado para adicionar funções, ao pedido de faturamento, utilizado por empresas como controle de locação de produtos.
Alteração de Datas:
Neste tópico abordaremos a alteração de datas do contrato, sendo possível alterar data de retirada do produto, onde está se trata da data do evento. Alteração entrega do produto, e devolução.
Para efetuar está alteração primeiro, iremos abrir o contrato do cliente. Este pode ser feito de 2 formas, a primeira procurando no grid de contratos e clica no botão revisar.
A segunda forma de pesquisa é utilizando o campo “N° Contrato”. Neste colocaremos o código do contrato e clicamos em pesquisar.
Desta forma irá mostrar apenas o contrato com o código que queremos, basta apertar no botão revisar.
Ao clicar em revisar apresentará a tela de detalhes do contrato. Nela podemos alterar algumas informações, como as datas. Para fazer a alteração das mesmas, pode ser feita digitando a data manualmente conforme o print abaixo.
Ou podemos clica no ícone de calendário, onde abrirá um calendário, para selecionarmos a data. Ao clicar na data, ele irá puxar a mesma para o campo da data. Para salvar a alteração basta clica no botão “Gravar.”
Ao gravar, basta voltar para a tela de “Pedidos de faturamento” e atualizamos para apresentar a informação. Lembrando, este procedimento vale tanto para data de retirada, entrega e devolução.
Alteração de Observação:
A alteração da Observação tem o processo bem semelhante ao processo de alteração de data. Iremos selecionar da mesma forma o contrato do cliente. Dentro da tela de detalhes, na parte inferior da tela tem o campo Observação, neste podemos alterar o que está escrito, ou adicionar mais informação.
Para salvar, basta clicar em gravar, e atualizar a tela de “Pedido de faturamento”, para a informação aparecer dentro do sistema.
Troca de produto:
Para efetuar a trocar de um produto do contrato, primeiramente iremos abrir a revisão do pedido pela tela de contratos, conforme foi efetuado nos procedimentos anteriores. Neste caso usaremos como exemplo o contrato 1023. Onde a cliente trocou o produto 1369, pelo produto 2167. E teve uma diferença de valores de R$800,00.
Primeiro iremos cancelar o produto via tela de contratos. Para isto iremos encontrar o produto, e clica em “Cancelar”. Após iremos gravar o contrato.
Após gravado, irá voltar para a mesma tela, porém com 2 alterações, a coluna “Cancelado”, estará apresentando valor “Sim”. E o botão gravar irá dar lugar ao botão “Concluir Revisão”. Lembre-se, só conclua revisão após adicionar o novo produto no pedido da cliente.
Agora iremos ao retaguarda no pedido 1023, para adicionar o produto, com o valor da diferença. Dentro da tela Itens, iremos inserir o código do produto, neste caso o produto 1369. E no preço iremos colocar o valor da diferença, que neste caso é R$800,00. Clicamos em OK.
Em caso de pagamento em cartão, iremos na aba financeiro, clicamos em POS.
E iremos fazer a adição do novo método de pagamento. Isto irá alterar apenas no pedido. Caso seja cartão o pagamento, irá ficar com 2 pagamentos em cartão no pedido. Após adicionar o pagamento, iremos gravar. Após gravar podemos verificar no grid de pedidos de faturamento, que o pedido volta a ter o status “Nota fiscal Gerada”. Porém precisamos fatura-la novamente, por conta do novo produto, e forma de pagamento. Então voltaremos dentro da tela, e agora podemos clicar no botão “Concluir Revisão.”
Após finalizar este processo, poderemos finalmente faturar a nota. Mas lembre-se, após clicar em Concluir Revisão, não abra mais o pedido para fazer alteração, pois irá alterar o status novamente.
Após faturado podemos ver dentro das notas fiscais de saída, 2 notas. 1 com o valor antigo, e outra com o valor da diferença.