Pauta de preço – WEB

Pauta de preço – WEB

As pautas de preço auxiliam nos processos de atribuição de preços à produtos em determinadas ocasiões, servem também como preços específicos pré-configurados e ainda permitem estabelecer valores de comissão por pauta. Através das pautas de preço por exemplo, é que são configurados os valores de Atacarejo. Um máximo de quatro pautas diferentes podem ser cadastradas e configuradas.

Configurações

Em Ferramentas → Coluna geral → Preferências do sistema são ajustadas as características das pautas:

As pautas estão separadas pelos seus respectivos números. Ative a pauta de preço que quiser utilizar e faça as configurações de acordo com sua preferência:

Pautas podem ser configuradas em vários locais, dependendo de onde são especificadas, diferentes informações poderão ser utilizadas. Confira os vários locais possíveis:

 Produto

No cadastro de produto (Cadastros → Produtos) é possível atrelar um produto à uma pauta na aba Pautas. Informe então o valor unitário do produto e suas comissões, essas informações serão utilizadas quando uma venda com a pauta especificada for realizada:

Usuário

Em Cadastros → Coluna Outros → Usuários → Usuários na aba Vendas é possível selecionar a Pauta padrão do usuário. A pauta será carregada automaticamente ao realizar uma venda, porém pode ser alterada por outra na hora se desejado:

Cliente

Em Cadastros → Clientes na aba Outras informações é possível selecionar a Pauta de preços do cliente. Quando estiver sendo realizada uma venda para esse cliente, a pauta atribuída irá ser automaticamente carregada, porém pode ser alterada por outra na hora se desejado:

Vendedor

Em Cadastros → Vendedores na aba Pautas é possível cadastrar comissões para o vendedor nas respectivas pautas, basta informar o valor das comissões:

Pauta por item

Há como habilitar a pauta de preço por item no momento da venda. Para isso acesse Ferramentas → Coluna geral → Configurador do sistema e insira a senha técnica:

No módulo Vendas habilite a opção Pauta de preço por item na venda:

Após habilitar a opção, o campo Pauta de preço estará disponível na inserção de produtos, permitindo atribuir diferentes pautas a diferentes produtos:

Vendas

No ato da venda é possível definir a pauta de preço nas informações gerais. Todos os dados configurados então serão aplicados junto com a pauta. Por exemplo: se foi cadastrado um valor de comissão para o vendedor, esse entrará em ação quando a pauta em questão for selecionada:

Comissões

As comissões que podem ser configuradas nos locais mostrados anteriormente respeitam uma hierarquia de importância, e só serão aplicadas se não houver uma comissão de nível superior disponível. A ordem, do mais importante para o menos importante, é a seguinte:

1. Comissão na aba Pauta do produto;
2. Comissão na aba Pauta do vendedor;
3. Comissão nas Preferências da pauta.

Exemplo: em uma determinada pauta, em um produto está configurado para gerar 10% de comissão, no vendedor 20%, e nas preferências 30%. O valor de comissão que será atribuído ao vendedor será de 10%, pois o produto possui a comissão no topo da hierarquia.

Caso ainda esteja com alguma dúvida, poderá entrar em contato com o nosso suporte técnico através do link abaixo:

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