Pendências do sistema (Desktop)

Pendências do sistema (Desktop)

O objetivo da tela de Pendências do sistema é reunir num só lugar todas as verificações que anteriormente eram feitas na inicialização do sistema. Isso permite um melhor acompanhamento e resolução das pendências, além de evitar o excesso de mensagens na abertura do Uniplus.

A tela pode ser acessada pelo menu Ferramentas → Pendências do Sistema, ou pelo botão fixo, específico, que foi colocado ao lado do botão sair. Este botão pode assumir 3 status:

  • Este status indica que foi realizada a verificação e pendências foram encontradas;
  • Este status indica que a verificação foi feita e não encontrou pendências;
  • Este status indica que na inicialização do sistema a verificação de pendências não foi realizada.

Por padrão a verificação de pendências será realizada ao iniciar o sistema. Caso alguma seja encontrada, o Uniplus exibirá uma mensagem listando as situações identificadas, como mostra o exemplo abaixo:

O que é verificado?

No momento em que este artigo é escrito, apenas as verificações mais comuns estão implementadas:

Pendências de Backup:

  • Backup não agendado;
  • Backup agendado, porém nunca foi executado;
  • Backup agendado, mas último backup com problema.

Pendências de NFC-e:

  • Transmissão pendente;
  • Contingências pendentes;
  • Inutilizações pendentes;
  • Cancelamentos pendentes.

Pendências de Bloco X:

  • Inscrição estadual da filial incorreta;
  • Arquivos de estoque pendentes;
  • Arquivos de redução Z pendentes;
  • Produtos inconsistentes;
  • Certificado digital não cadastrado;
  • Certificado digital cadastrado, mas não configurado para o bloco X;
  • Certificado cadastrado, mas com problema (ex. vencido).

Pendências de Operações:

  • Operações com pendência de processamento.

Pendências de Segurança

  • Senha Banco de Dados.

Onde Configurar

O comportamento das verificações pode ser ajustado. Essa configuração é feita no menu Ferramentas → Preferências → Central de pendências → Modo de aviso de pendências do sistema. Existem 4 possibilidades:

  • Exibir alerta na inicialização do sistema (PADRÃO): nessa opção, ao iniciar o sistema será executada a rotina de verificação de pendências e, caso haja alguma, será exibida a mensagem de alerta;
  • Abrir tela na inicialização do sistema: nessa opção, ao iniciar o sistema será executada a rotina de verificação de pendências e, caso haja alguma, será aberta a tela da central de pendências;
  • Apenas sinalizar no menu: nessa opção, ao iniciar o sistema será executada a rotina de verificação de pendências e, caso haja alguma, será apenas alterada a cor de fundo e o ícone do botão “Pendências do sistema”;
  • Não verificar pendências na inicialização: não será realizada nenhuma verificação na inicialização, sendo necessário acessar a tela de Pendências do sistema.

Tela de trabalho

A tela de Pendências de Sistema detalhada todas as pendências, de todas as filiais, que foram identificadas no processo de verificação:

Dentro desta tela, quando uma filial é selecionada na grid Filiais, todas as pendências existentes para aquela filial são exibidas na grid Pendências.

Quando uma dessas pendências é selecionada, o detalhamento dela (e às vezes uma possível solução/recomendação sobre a pendência) é mostrado na área Detalhes.

Outra possibilidade é selecionar a pendência e clicar no botão [Verificar] (lado direito da grid de Pendências). Isso fará com que a tela correspondente ao problema apontado seja aberta para uma possível correção. Por exemplo, se for uma pendência de backup, a tela de backup será aberta; se for uma pendência de contingência de NFC-e, será aberta a tela de pendências de NFC-e. Em outras situações o Uniplus também tentará abrir alguma tela correspondente à solução da pendência listada.

ObservaçãoO botão [Verificar] respeitará as permissões vigentes do usuário logado no Uniplus.

Diferente do botão [Verificar], comentado acima, o botão [Verificar novamente] forçará uma nova verificação de pendências existentes para as filiais, atualizando o conteúdo desta tela. E o botão [Fechar (ESC)] fará com que a tela seja fechada.

Envio de e-mail automático

Considerando que as pendências apontam problemas com certo grau de seriedade que exigem tratamento, e não apenas situações “menores”, pode ser feita uma configuração no sistema para que o usuário logado receba um e-mail automático com a listagem das pendências identificadas. Isso facilitará o registro, controle e acompanhamento.

Para efetivar este envio automático, diário, o e-mail deverá estar configurado no usuário logado ou nas preferências do sistema. Pode ser, porém, que o usuário prefira não receber o e-mail. Neste caso ele deverá configurar a preferência do usuário “Não enviar e-mail de pendências do sistema”, que substitui a preferência (descontinuada) “Não mostrar evento backup”.

Importante:Caso nenhum usuário esteja configurado para receber o e-mail com as pendências, o Uniplus fará o envio para o e-mail padrão cadastrado nas preferências do sistema. Ou seja, pelo menos um endereço será notificado. Não há configuração para que não seja enviado e-mail (a menos que não exista e-mail cadastrado nas preferências do sistema, o que não recomendamos).

Caso ainda esteja com alguma dúvida, poderá entrar em contato com o nosso suporte técnico através do link abaixo:

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