Remessa bancária (Boleto)

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

É possível gerar boleto em duas ocasiões, no Contas a receber (Financeiro > Contas a receber) ou em uma Nota fiscal de saída (Notas fiscais > Nota fiscal de saída). Com o(s) documento(s) selecionado(s) clique em Outras impressões > Imprimir boleto:


Após clicar em Imprimir boleto será exibida a tela de Gerar remessa bancária com o documento já filtrado. Preencha os Dados para cobrança e selecione uma das opções para processo do boleto no canto inferior esquerdo:


OBS: Também é possível acessar essa tela através do caminho Financeiro > Cobrança escritural > Gerar arquivo de remessa, sendo necessário informar o documento.

Alteração de Remessa

É possível alterar remessas bancárias mesmo após enviadas para o banco, para isso é necessário possuir a respectiva Ação de cobrança cadastrada. Por exemplo, para realizar uma alteração de Baixa na remessa, a Ação de cobrança do tipo Pedido de baixa precisará ter sido configurada para a conta corrente.


Para alterar uma remessa, gere uma nova remessa do mesmo documento, com a Ação de cobrança desejada para alteração:

Processamento de Retorno

Após um determinado tempo depois de gerar uma remessa, um arquivo de retorno será emitido pelo banco (dependendo do banco esse arquivo é passado por e-mail ou por aplicativo), nesse arquivo constam todas as remessas enviadas e suas ocorrências (que operação o banco realizou no título/documento). É necessário processar esse retorno, para sincronizar as operações do banco com os títulos/documentos no Uniplus.

Para processar um arquivo de retorno, acesse Financeiro > Cobrança Escritural > Processar arquivo de retorno, selecione o banco e o arquivo de retorno fornecido por ele. Serão exibidos todos os documentos e suas ocorrências, junto com várias informações. Após visualizar o retorno, clique em Cobranca Escritural 5.png:

Outras informações

Consultar Remessas

É possível consultar remessas enviadas, assim como visualizar suas informações, imprimir a “francesinha” e boletos. Para isso acesse Financeiro > Cobrança escritural > Consulta arquivos de remessa e na aba de Filtros é possível filtrar a busca, informando o Período e/ou a Conta corrente desejada:


O foco será redirecionado para a aba Resultado, que contém o resultado da busca, e constam os Arquivos de remessa com seus respectivos Documentos de cobrança. Ao selecioná-los é possível imprimir a “francesinha” (documento de conferência) e boletos, Enviar boletos por e-mail, ou Gerar remessa (que gera uma remessa a partir do documento de cobrança selecionado):

Exceções de Processamento de Retorno

É possível cadastrar exceções para processamento de arquivos de retorno mandados pelo banco. Essa função serve para automatizar o processamento de retorno para certas exceções, substituindo o tratamento padrão. Para cadastrar uma exceção, acesse Cadastros > Outros > Financeiro > Exceções do processamento do retorno, inclua uma nova e faça as seguintes configurações:

Cobranca Escritural 4 1.png
  • Banco: selecione o banco do arquivo de retorno;
  • Layout do arquivo: selecione o layout do arquivo;
  • Ocorrência: informe o código da ocorrência que a exceção tratará. Este código pode ser visualizado na tela de processamento de retorno;
  • Motivo: é recomendado deixar este campo em branco;
  • Ação: selecione a ação correspondente que a exceção realizará no documento.

O resumo do que foi configurado no exemplo acima pode ser descrito desta forma: toda vez que um arquivo de retorno do banco Itaú possuir o layout CNAB400 e conter uma ocorrência com o código 09, será realizada a ação de baixar no documento/título correspondente.

Nosso Número

Nosso número é o número que identifica o título/documento. Serve para controle e verificação entre o banco e o sistema.


Caso precisar alterar a sequência do Nosso número na conta corrente, basta acessar: Cadastros > Outros > Financeiro > Contas correntes > Aba Cobrança:


Caso precisar apagar o Nosso número (emissão de remessa errada ou banco errado), com o documento selecionado, clique em: Cobrança escritural > Zerar nosso número, isso retirará o vínculo do título com o banco e permitirá gerar remessas para outro banco novamente:

Diretório de Remessas

Sempre que for gerado um arquivo de remessa ou boleto, o mesmo será gravado no diretório do sistema > cobranca > remessas/boletos:


Para alterar o diretório dos arquivos, no Retaguarda, em: Ferramentas > Preferências > Financeiro, altere o caminho do arquivo de boleto/remessa: