Uniplus Mobile

Uniplus Mobile

O Uniplus Mobile é a versão do sistema Uniplus Web para dispositivos móveis. O app pode ser baixado na Play Store:

No momento em que este manual é escrito, ele está disponível apenas para a plataforma Android. Naturalmente, os recursos disponibilizados no Uniplus Mobile são aqueles que fazem sentido para uma versão do sistema para o ambiente mobile. Funções mais complexas, ou que sejam inviáveis devido às limitações de navegabilidade e interação com o usuário, não serão implementadas nessa versão.


No vídeo a seguir apresentamos alguns dos seus principais recursos.

Tela de Login

Na imagem seguinte vemos a Tela de login. Entre outras informações, é exibida a versão atual do sistema. Basta entrar com os mesmos dados de acesso do Uniplus Web nos campos “Usuário” e “Senha” e clicar em [Entrar]. Já o botão [Conta] levará ao local onde são feitas as configurações para conexão no servidor.

Configurando a Conexão com o Servidor

O Uniplus Mobile interage simultaneamente com o Servidor de uma instalação padrão do Uniplus, compartilhando a mesma base de dados. Para que o Mobile acesse esses dados, há 3 tipos de conexão possíveis:

Servidor Yoda

Se a opção for trabalhar com o Yoda, será necessário informar o IP do Servidor e a porta (geralmente 8443, a padrão):

Servidor WEB Local

Neste caso também será necessário informar o IP do servidor. Nos campos “Conta” e “Chave de acesso” deverão ser preenchidas as informações que aparecem na tela “Configuração da API” no Uniplus WEB (acesse Ferramentas → Configuração da API no WEB).

Servidor WEB

Esta configuração parece com a anterior. A diferença é que será preciso informar apenas o conteúdo nos campos “Conta” e “Chave de acesso“, que se encontram na tela de Configuração da API no WEB.

Observação:O botão [Configurar pelo QR CODE] só será utilizado para instalações com Servidor WEB Local ou Servidor WEB. Quando este é o caso e o botão é acionado, será mostrada uma tela para fazer a leitura do QR CODE que aparece na tela de Configurações da API, como mostrado na imagem. Ao capturar o QR CODE, as informações dos campos “Conta” e “Chave de acesso” serão automaticamente carregadas para os seus respectivos campos no Uniplus Mobile.


Após as configurações de acesso ao servidor estarem feitas, será exibida na tela de Login a informação de qual é o servidor onde o mobile vai se conectar. Para os servidores WEB vai ser mostrado a informação que foi colocada no campo “Conta” (figura abaixo) e para o Yoda será mostrado apenas a descrição “Yoda”.

Observação:O Uniplus Mobile consome usuários do Uniplus Web. Ou seja, caso um usuário esteja logado no Uniplus Mobile, este cadastro não poderá ser acessado no Uniplus Web, visto que compartilham essas contas.

Menu Principal

Na imagem seguinte podemos observar a tela principal do Uniplus Mobile. Ela funciona como um menu que mostra todas as funcionalidades. No canto superior direito se encontra o botão de Logoff (Liga/Desliga) :


Vamos conhecer as opções oferecidas pelo menu.

Ajuste de Estoque

Na tela de Ajuste de Estoque será possível lançar esse tipo de movimento:

Os campos disponíveis são:

  • Tipo de movimento: escolha entre um movimento de entrada, saída ou levantamento;
  • Motivo do ajuste: informe o motivo pelo qual o ajuste está sendo feito;
  • Observação: neste campo pode ser informado algum texto curto que esclareça ou facilite o entendimento deste movimento de ajuste;

Estes campos explicados acima correspondem ao “cabeçalho” do ajuste. Quando todos estiverem preenchidos, toque no botão [Próximo].

Agora é o momento de indicar os itens que farão parte do ajuste. Estes itens vão compor o “corpo” do movimento:

Temos os campos:

  • Produto: informe o produto;
  • Quantidade: toque no botão [  –  ] para diminuir, ou no botão [  +  ] para aumentar a quantidade do item selecionado;

Em seguida toque no botão [Incluir] para adicionar a quantidade do item selecionado no movimento de ajuste. Os campos Estoque e Previsto, que aparecem abaixo do botão [Incluir], são apenas informativos. Eles estão indicando o saldo atual e o saldo previsto para o item quando o movimento de ajuste finalmente for gravado. Perceba, portanto, que o botão [Incluir] não faz o ajuste em si. Ele apenas coloca o item selecionado, na quantidade indicada, numa lista de itens que será ajustada somente quando o botão [Gravar] for tocado.

Ao informar um código do produto ele será carregado na tela caso seja encontrado. O campo Quantidade e o botão [Incluir] serão habilitados. Caso o Uniplus não encontre o produto, será aberta uma tela com a lista de produtos disponíveis no cadastro. Neste exemplo, o produto escolhido foi “Água mineral”:

A tela com a lista de produtos (figura abaixo) será exibida sempre que um item informado não for localizado. Assim o usuário poderá fazer uma consulta mais cuidadosa nos itens cadastrados:

Uma situação interessante é quando o item selecionado para o ajuste possui variação (opções de tamanho e cor). Se este for o caso, o campo de Quantidade e o botão [Incluir] ficarão inibidos. O Uniplus Mobile vai habilitar o botão [Variação]:

O botão [Variação] chama outra tela, onde serão carregadas as informações de linha e coluna da variação para aquele item. Após informar nessa tela a quantidade total das variações que serão movimentadas, clique no botão [Incluir] e o valor será transportado para o campo Quantidade da tela anterior.

Neste exemplo, portanto, foi escolhido para movimentação o item “1044 – Teste variação”, na cor “Preto” e tamanho “P”:

Boletim Financeiro

A opção Boletim Financeiro é bem interessante para o Gestor do negócio. Imagine, por exemplo, que ele está em viagem e precisa saber da situação da empresa. Com o Boletim Financeiro ele pode facilmente fazer essa consulta. Ele traz uma “fotografia” das operações de acordo com o período solicitado. Apenas a Data Inicial fica disponível para alteração. O campo Data Final sempre vai trazer a data de hoje e não permitirá alterações:

Quando o usuário tocar no botão [Consultar] o sistema vai trazer uma sequência de informações que lembra em muito o Boletim Financeiro disponível no Retaguarda do Uniplus. Veja nas imagens seguintes:


Aqui o Boletim Financeiro foi separado em 3 telas apenas para fins de documentação neste manual. Naturalmente, como é o caso em qualquer aplicação mobile, a visualização de telas extensas deve ser feita com a rolagem do conteúdo para cima e/ou para baixo.

Consulta de Produto

Como o nome do recurso indica, a Consulta de Produto permite que o usuário tenha acesso rápido à informações do item. Clicando nessa opção no menu, o Uniplus Mobile vai solicitar que seja identificado o produto a ser consultado:

O sistema vai buscar o item correspondente e mostrar suas informações numa tela contínua. O conteúdo pode ser visualizado por meio de rolagem de tela. Aqui vamos apresentar em duas imagens apenas para efeito de documentação neste manual:


imagem do produto só será visível no Uniplus Mobile se a conexão com o Servidor tiver sido feita pela opção Servidor WEB. Para conexões através de Servidor Yoda a visualização não é possível. No caso de conexão por Servidor WEB Local a visualização será implementada futuramente.

Observação:No caso da Consulta de Produtos, um recurso muito interessante é o botão [Solicitar impressão de etiqueta]. Ele pode ser usado para colocar as etiquetas de determinados itens numa fila de impressão, no servidor. Isso pode ser útil, por exemplo, caso o gerente, encarregado ou repositor esteja andando pelo estabelecimento e perceba uma etiqueta de gôndola ausente ou avariada. O funcionamento do recurso é bem explicado no vídeo no início deste manual.

Consulta de Cliente

Esta opção, Consulta de Cliente, apresenta informações estratégicas sobre o cliente consultado. Inicialmente é necessário informar o código (ou selecionar na lista) aquele que será pesquisado:

O Uniplus Mobile vai retornar com informações sobre o cliente consultado, como mostram as imagens abaixo. Note que, embora aqui no manual sejam duas imagens em sequência, isso é apenas para fins de documentação. No app a tela é contínua e as informações todas podem ser visualizadas com o recurso de rolagem de tela:


Assim, rapidamente o Gestor ou outro usuário do Uniplus Mobile poderá ter na palma da mão informações daquele cliente como endereços, SPC, limite de crédito, pendências e histórico de pedidos, entre outras.

Gerar Pedido de Compra

O usuário do Uniplus Mobile também poderá gerar um pedido de compra direto no app. Para isto, basta escolher a opção correspondente no menu e preencher as informações nas telas que serão apresentadas.


Inicialmente, informe a Condição de pagamento e escolha o Fornecedor. Também será necessário indicar a data de Emissão (que por padrão será preenchida com a data atual). Caso os campos Previsão de entrega e data de Faturamento sejam preenchidos, algumas validações serão realizadas:

  • A data de faturamento não pode ser menor que a data de emissão do pedido;
  • A data de faturamento não pode ser maior que a data de previsão de entrega do pedido;

Em seguida, informe o Produto que será comprado. Especifique também a Quantidade do produto:

Caso vá ser dado algum desconto na compra daquele item, lance os dados do desconto na tela específica (imagem abaixo). Indique o Tipo do desconto e o valor no campo Desconto:

Com todas as informações devidamente registradas, toque em [Inclulir].

O pedido será registrado no retaguarda normalmente, como se tivesse sido lançado por lá. O Uniplus Mobile vai retornar na tela o número do pedido de compra recém-gravado:

Gerar Orçamento, Pré Venda ou Pedido de Venda

Embora sejam funções distintas dentro do Retaguarda e também no app, no Uniplus Mobile as telas de OrçamentoPré Venda e Pedido de Venda são muito semelhantes. A lógica do processo, em cada caso, também é a mesma.


Por este motivo vamos simplificar a explicação trazendo apenas o exemplo do Pedido de Venda. O que for explicado aqui, com pequenos ajustes, se aplica também às outras duas rotinas.

Inicialmente, informe a Condição de pagamento, selecione o Cliente, escolha a Pauta (de preços) e indique a data de Emissão (que por padrão será preenchida com a data atual):

Em seguida, escolha o Produto que está sendo vendido. Informe também a Quantidade e configure o Desconto, se for o caso:

Após incluir todos os produtos que fazem parte dessa venda, toque no botão [Gravar]. O Uniplus Mobile vai retornar uma mensagem informando que o registro foi feito:


A partir deste momento o Pedido de Venda, Orçamento ou Pré Venda estará disponível no Retaguarda e o processo poderá seguir o seu fluxo normal.

Caso ainda esteja com alguma dúvida, poderá entrar em contato com o nosso suporte técnico através do link abaixo:

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