7 tendências de negócios para abrir em 2020

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
7-tendencias-de-negocios-2020

As mudanças recentes na economia levaram a grandes alterações na forma como as pessoas trabalham. Um bom exemplo disso é o crescimento considerável do empreendedorismo. Há um grande número de tendências de negócios muito promissores e vários profissionais estão aproveitando essas oportunidades para progredir em suas carreiras além de fazer mais dinheiro. E para te ajudar a organizar e ter um controle desde o início do seu negócio, seja pequeno ou grande, fizemos um post que vai te ajudar a escolher o melhor sistema de gestão.

A tendência que cada um segue depende da sua área de atuação e dos seus interesses, é claro, mas é possível ser bem-sucedido em qualquer uma delas com um pouco de estudo e planejamento para proporcionar a melhor experiência do consumidor. Para quem busca empreender, a única questão que resta é “em qual área devo investir?”.

Para ajudá-lo a tirar essa dúvida, listamos neste artigo sete das principais tendências de negócios no momento e como você pode começar a empreender em cada uma delas. Acompanhe!

1. E-commerce

Nos últimos anos, a internet se tornou uma parte tão importante do dia a dia das pessoas que é quase impossível se separar dela. Isso abriu várias oportunidades para a população, principalmente a de vender produtos por meio da internet. Não é necessário procurar muito para notar como o número de lojas virtuais cresceu bastante.

Essa é uma boa área para empreender, pois não exige um investimento tão elevado. Se você já produz algo que possa vender online ou tem a possibilidade de firmar uma parceria com fornecedores, basta criar um site, oficializar o seu negócio e adicionar uma forma de pagamento. Não é necessária nenhuma grande estrutura além do seu próprio computador.

2. Food truck

Você provavelmente já notou alguns caminhões vendendo hambúrgueres, cachorros-quentes e cervejas por aí. Todos com sabores diferentes do comum. Esses são os food trucks, uma grande tendência de negócios nos últimos anos.

Eles surgiram nos Estados Unidos como uma opção para levar lanches diferentes a mais pessoas sem a necessidade de um espaço muito amplo. No Brasil, eles são um dos principais focos para comidas artesanais. Tanto que já existem vários eventos dedicados a esse tipo de estabelecimento.

Para começar, você precisa investir em um caminhão ou trailer que tenha a estrutura de uma cozinha, ingredientes e, claro, conhecimento de como preparar os pedidos. A menos que você já tenha algumas receitas próprias e deseje torná-las um pouco mais comerciais.

3. Bebidas artesanais

Outro item que combina muito bem com os food trucks mas pode ser vendido de outras formas são as bebidas artesanais. Há um mercado cada vez maior para bebidas preparadas com atenção e carinho, de forma caseira. Se você tem algum interesse nessa área, saiba que ela apresenta ótimas oportunidades, seja fornecendo para festas ou atendendo a pedidos individuais.

Naturalmente, esse tipo de empreendimento exige um pouco mais de estrutura, pois você tem que preparar as bebidas e embalá-las. Porém, não é impossível fazer todo o trabalho em casa desde que tenha o espaço necessário para armazenar os ingredientes e as outras coisas.

4. Gestão de resíduos

Tratar do lixo é um trabalho necessário em qualquer lugar independentemente do seu contexto. Sendo assim, também há muitas oportunidades e tendências de negócios relacionadas a essa área. Se você busca empreender em um setor em que dificilmente ficará sem demanda, essa é uma das melhores opções da sua lista.

O segmento mais comum para gestão de resíduos é a limpeza, mas há serviços especializados mais rentáveis, como o descarte adequado de lixo hospitalar e tóxico, reciclagem, limpeza de fossas, entre outras áreas. Para atuar em alguma delas, é necessário ter tanto o conhecimento específico quanto o equipamento adequado. O ideal é fazer cursos na área e reunir uma equipe também especializada para iniciar esse empreendimento.

5. Energia solar

Outra área da economia que vem crescendo bastante é a energia limpa e ecológica, principalmente os painéis solares. Eles são um ótimo investimento para casas e empresas, pois reduzem consideravelmente o consumo de energia em larga escala. Com mais pessoas utilizando essa tecnologia, também aumenta consideravelmente a demanda por empreendimentos nessa área.

Há várias formas de atuar nesse segmento. A mais comum é ser um técnico que realiza manutenção nesses sistemas, garantindo que eles funcionem adequadamente. Em outros casos, você pode trabalhar com a venda e instalação dos painéis solares, fazendo todas as alterações iniciais necessárias para que eles sejam utilizados de maneira apropriada pelo público. Além disso, é possível alugar sistemas de energia móveis para eventos a céu aberto.

6. Beleza e bem-estar

Salões de beleza, estética, cabeleireiros, manicure, entre outros serviços, ainda são muito requisitados pela população. Desde que você conheça o público certo e tenha os produtos e serviços adequados a ele, não é difícil atrair um número razoável de clientes e ter uma renda estável. Especialmente se você oferecer serviços de alto valor.

Há duas formas principais de empreender nesse setor: criar o próprio estabelecimento com toda a infraestrutura necessária ou atuar de forma independente, atendendo seus clientes em domicílio. A primeira maneira aumenta o número de serviços que você pode fornecer, enquanto a segunda permite ter mais controle sobre o seu trabalho e diminui o investimento inicial necessário. Basta conferir qual dos dois é mais compatível com as suas necessidades.

7. Consultoria financeira

Um dos maiores problemas para todos os brasileiros, principalmente em empresas, é aprender como lidar melhor com as suas finanças. Muitos têm dificuldades para calcular corretamente o pagamento de tributos, o que pode levar à aplicação de multas e a outras dificuldades na gestão de um negócio bem como à queda do ROI.

Dadas essas circunstâncias, sempre há demanda por profissionais especializados em gestão financeira, tanto consultores quanto contadores. Se você já tem algum conhecimento na área, pode prestar serviço como profissional de consultoria financeira e ajudar outros empreendedores a gerirem melhor as próprias empresas. Considerando que há tantas outras oportunidades de empreender hoje em dia, não será difícil encontrar clientes interessados nas suas especialidades.

Agora que você já entende um pouco mais sobre essas tendências de negócios, é hora de começar a avaliar suas opções e descobrir em qual delas deseja investir. Quanto antes começar, mais cedo poderá aproveitar.

Quer aprender mais sobre tendências, empreendedorismo e gestão? Fique de olho em nosso blog e nas redes sociais.

Fonte: Intelidata