O sistema de controle de mesas e comandas é uma tecnologia para restaurantes e quaisquer outros estabelecimentos que usem esse sistema — como bares, lanchonetes, cafés, padarias, sorveterias, casas noturnas e etc. A ideia é simplificar a gestão da consumação, tornando o atendimento ao cliente mais ágil. Entenda como esse sistema funciona.
Essa é uma tecnologia para restaurantes que a maioria de nós está acostumada a utilizar como cliente, mas que nem todos sabem como funciona — ou como implementá-la no seu estabelecimento. Estamos falando do controle de mesas e comandas.
Registrar o consumo do cliente por mesas ou comandas é uma maneira muito intuitiva de gerenciar o salão, que existe desde muito antes das tecnologias para bares e restaurantes surgirem. Nesse sentido, a ideia dos sistemas de controle de mesas e comandas é tornar esse processo mais simples, seguro e ágil — melhorando o atendimento ao cliente.
A verdade é que esse sistema e sua implementação são bem mais acessíveis do que muitos empreendedores imaginam. É indicado para bares, restaurantes, padarias e quaisquer outros tipos de estabelecimento onde o consumo do cliente seja registrado numa comanda ou pela mesa em que ele está. E isso vale tanto para grandes redes quanto para pequenos negócios.
Entendendo o controle de mesas e comandas
É interessante analisar como funcionam essas duas formas de registro, para então entender como a tecnologia pode simplificar o processo.
O registro por mesas é muito utilizado em restaurantes, cafés e outros locais onde os clientes realmente se sentam com mais tranquilidade para consumir. Então, o caixa abre as contas da mesa 1, mesa 2, mesa 3… Tudo que as pessoas dessa mesa consumiram é contabilizado e, ao fim, o pagamento é feito no caixa ou o garçom traz a conta.
Já o registro por comandas é mais indicado para locais com fluxo mais rápido de clientes — como bares, lanchonetes, sorveterias, padarias ou casas noturnas. Cada cliente recebe uma comanda, identificada por um código e/ou atrelada ao seu nome pelo caixa. Então, todo seu consumo é “anotado” nessa comanda — de forma que, ao final, o cliente vai até o caixa para realizar o pagamento completo.
Simplificando processos com auxílio da tecnologia
Por mais que a gente saiba como isso funciona na prática, descrever dessa maneira ajuda a compreender como manter o controle de mesas e comandas pode ser complexo — e como as tecnologias para restaurantes podem ajudar.
Em um restaurante, por exemplo, é comum que o pedido de uma mesa seja erroneamente atribuído a outra, que o garçom esqueça de anotar alguma coisa (ou anote a mais), além de ocasiões em que cada pessoa na mesa quer pagar sua parte. Então, a conferência da conta demora bastante tempo, e pode gerar atritos com o cliente.
Quanto ao segundo sistema, muitos estabelecimentos ainda usam comandas em papel, que podem ser perdidas, rasuradas, entre outros problemas que podem levar a erros na conta de um cliente — e trazer prejuízo. Além disso, mesmo que não existam erros, fechar a conta por comandas em papel exige que o caixa registre cada item, o que demora e pode gerar filas.
Portanto, quando falamos em sistema de controle de mesas e comandas, falamos de trazer as tecnologias para esse processo — tornando o atendimento mais simples, rápido, prático e seguro. Ou seja: tanto você, quanto seus clientes, saem ganhando, não é mesmo?
Como funciona o sistema de controle de mesas e comandas
Uma vez que você compreendeu o papel desse sistema, podemos explicar como ele funciona, na prática. O controle de mesas e comandas é um aplicativo atrelado ao sistema ERP.
Como já explicamos em outros artigos aqui no blog, o sistema ERP é um tipo de “retaguarda” da empresa; uma espécie de painel de controle onde você pode acompanhar todas as vendas, financeiro, estoque e demais processos do seu negócio. Isso inclui as mesas e comandas.
Acessando a tela de controle de mesas e comandas, dentro do ERP, você pode fazer todas as tarefas que envolvem esse gerenciamento: abrir mesas, incluir ou retirar produtos de uma ou outra mesa, fechar a conta e sinalizar que ela foi paga, e então abrir para o próximo cliente.
O mesmo vale para as comandas: você pede a identificação do cliente, abre a comanda no nome dele, inclui ou retira os produtos, fecha a conta e sinaliza o pagamento. As comandas podem ser distribuídas em fichas de plástico com códigos de barras, cartões simples com o número da comanda ou apenas pelo nome, se não houver tanto movimento.
Além disso, você pode registrar o número de pessoas que se sentou em uma mesa, criando contas individuais. Desse modo, a divisão dos valores na hora do pagamento fica bem mais simples e rápida.
Também é interessante refletir que o mesmo estabelecimento pode trabalhar com mesas ou comandas em situações diferentes — mesas na hora do almoço e comandas no happy hour, por exemplo.
Sistema integrado por completo
Como dito, o controle de mesas e comandas é integrado ao ERP, um sistema em nuvem que permite acompanhar tudo que acontece no seu estabelecimento.
Sendo assim, todas as mesas e comandas abertas — e os pagamentos feitos por elas — são integrados ao seu fluxo de caixa e aos relatórios financeiros. Isso pode ser feito com uma só frente de caixa (PDV) ou com várias, se houver grande fluxo de clientes. Também pode estar integrada à solução de POS móvel. Nesse caso, todo o gerenciamento da mesa ou comanda, registro dos pedidos e fechamento da conta é feito na maquininha, pelo garçom.
Em resumo, você não vai mais precisar somar valores numa calculadora para fechar a conta de uma mesa ou um cliente: o sistema já controla tudo isso para você, agregando segurança e praticidade a esse processo. Você, seu gerente ou outro colaborador de confiança pode ficar controlando o que ocorre no salão pelas telas do sistema, inclusive.
Sobre isso, é interessante observar que o sistema de controle de mesas e comandas permite acompanhar a taxa de ocupação, ticket médio, tempo de permanência, quais garçons fizeram o atendimento de quais mesas e outros indicadores. E se você tiver o app de gestão real time, esse acompanhamento pode até mesmo ser feito a distância, pelo celular.
Além disso, se o seu sistema ERP incluir o monitor de pedidos (KDS), assim que o produto for adicionado a uma mesa ou comanda, o pedido é enviado para a cozinha, automaticamente — sem que o garçom precise ir até lá ou escrever em papeizinhos.
A conclusão é que o controle de mesas e comandas, ainda que possa ser feito sem auxílio da tecnologia, é bastante melhorado por ele. É por isso que a ConnectPlug oferece esse sistema, junto ao seu ERP e frente de caixa.
Se você deseja saber mais sobre essas ou outras soluções, entre em contato conosco para pedir uma demonstração, sem compromisso.